Passo a passo para configurar sua agenda na Vedius
Computador:
Celular:
1. Acesse as configurações da agenda
Após fazer login na sua conta Vedius, clique em “Agenda”:
- No seu computador, o menu estará à esquerda da tela
- No seu smartphone, o menu estará na parte inferior da tela
Em seguida, clique no ícone de engrenagem ⚙️, no canto superior direito da tela, para acessar as Configurações da agenda.
2. Personalize a visualização da sua agenda
Escolha como deseja visualizar sua agenda ao abrir o sistema:
- Atendimentos: exibe a lista de consultas e compromissos em formato de lista
- Dia: exibe o cronograma do dia atual, de maneira focada, ideal para quem tem uma rotina intensa
- 3 dias: exibe o cronograma completo do dia atual e os próximos dois dias, possibilitando o planejamento a curto prazo
- Semana: exibe o cronograma completo da semana (de segunda a domingo), possibilitando o planejamento a médio e longo prazo dentro da semana
- Mês: exibe o calendário do mês condensando as informações de agendamentos e proporcionando uma visão macro e possibilitando um planejamento a longo prazo.
📈Organizando a sua semana do seu jeito você garante mais controle, evita conflitos de horários e facilita sua rotina desde o primeiro atendimento do dia
3. Escolha os dias da semana disponíveis para agendamentos
Marque os dias em que você realiza atendimentos.
Se quiser, ative a opção “Ocultar os dias não selecionados” para que eles não apareçam na sua visualização da agenda. Isso ajuda a manter o foco nos dias úteis para o seu atendimento.
4. Defina os horários de trabalho
Informe os horários em que você costuma atender. Assim, apenas esses horários ficarão visíveis para novos agendamentos – facilitando o uso da agenda e evitando agendamentos fora do seu expediente.
É importante destacar que aqui você define o intervalo de tempo que será visível na sua grade da agenda. Se você colocar das 07:00 às 20:00, a agenda mostrará todos os horários dentro desse intervalo, mesmo que você não atenda em todos eles. Isso te ajuda a ter uma visão ampla e organizada da sua rotina. Você pode definir os horários reais de atendimento para cada dia da semana em “Disponibilidade para agendamentos”, veja a seguir.
5. Personalize os horários disponíveis por dia
Você pode detalhar ainda mais seus horários, criando intervalos diferentes para cada dia da semana.
📌 Exemplo prático: se às segundas-feiras você atende só à tarde e às quartas o dia todo, isso pode ser configurado.
Selecione se deseja ou não permitir a criação de agendamentos em horários bloqueados (para casos de excessões). Caso essa opção seja habilitada como Não, a única forma de marcar um agendamento em um horário bloqueado será alterando as configurações da agenda.
Importante:
O intervalo de tempo exibido na grade da sua agenda – ex: intervalo de hora em hora ou de 30 em 30 minutos – é configurado automaticamente com base nos horários que você definiu na opção “Horário de exibição da agenda”.
Ou seja:
Se você configurou para exibir a agenda das 07:00 às 20:00, a Vedius vai organizar os horários de forma proporcional a esse intervalo, com divisões automáticas para facilitar a visualização (por exemplo, em blocos de 30 ou 60 minutos).
➡️ Essa configuração não define os horários em que você realmente atende, apenas o que aparece visualmente na grade. Para definir seus horários reais de agendamento, utilize a próxima opção de horários por dia da semana.
6. Configure seus serviços e valores
Cadastre os serviços que você oferece – como consultas, avaliações ou aulas.
Informe a duração e o valor de cada um. Isso agiliza o agendamento e também possibilita a integração com o financeiro.
👉 Dica: atribua cores diferentes para cada tipo de serviço. Assim, você visualiza sua agenda com muito mais rapidez e organização.
7. Automatize as cobranças (recomendado)
Se quiser que o sistema crie automaticamente uma cobrança do tipo “a receber” sempre que um atendimento for marcado como concluído na agenda, basta deixar essa opção ativada. É uma forma prática de manter o financeiro sempre em dia, sem precisar registrar manualmente. Dessa forma, você garante que para todo cliente atendido, haverá um registro de pagamento na tela de finanças.
8. Adicione locais de trabalho
Cadastre um ou mais endereços onde você atende. Isso será útil para identificar o local no momento do agendamento e até calcular deslocamentos de um lugar para outro.
9. Configure lembretes automáticos via WhatsApp
Envie lembretes personalizados para seus pacientes direto no WhatsApp na hora de confirmar o atendimento.
Você pode escrever sua própria mensagem e usar tags automáticas, como nome do cliente, data do atendimento, horário do atendimento e tipo de procedimento para que o sistema preencha tudo por você automaticamente na hora de mandar um lembrete via WhatsApp.
✨ Vale ressaltar: o sistema substituirá a tag @nomedocliente pelo nome que está cadastrado na Vedius; substituirá as tags @datadeatendimento e @horáriodeatendimento pelo dia e horário que foram configurados no agendamento, respectivamente; e substituirá a tag @tipodeprocedimento pelo serviço que foi selecionado no agendamento.
10. Pronto! As alterações são salvas automaticamente
Não é necessário clicar em “salvar” – tudo o que você configurar será armazenado automaticamente pela plataforma.
✅Benefícios de configurar sua agenda do seu jeito
✔️ Mais previsibilidade e organização para seus atendimentos
✔️ Evita agendamentos fora do seu horário ou em dias errados
✔️ Facilita o controle financeiro com integração automática
✔️ Lembretes automáticos personalizados que reduzem faltas e esquecimentos
✨ Deixe a tecnologia trabalhar por você
Com a Agenda Vedius configurada do seu jeito, você tem mais controle e tranquilidade para focar no que realmente importa: cuidar dos seus clientes.
👉 Acesse sua conta e experimente as outras funcionalidades da Vedius: prontuário eletrônico, financeiro automatizado, agendamento com WhatsApp e muito mais!
