Passo a passo para adicionar uma evolução
Uma evolução de atendimento, no contexto de registros da área de saúde, se refere ao registro contínuo e cronológico das condutas, intervenções e respostas de um cliente.
Computador:
Celular:
1. Acesse o prontuário do seu cliente
Depois de fazer login na sua conta da Vedius, você poderá acessar o prontuário do seu clientes de duas formas:
- Via “Pacientes/Alunos e evoluções”
- Via “Agenda”
2. Prontuário via “Pacientes/Alunos e evoluções”
Acesse o menu e clique em “Pacientes/Alunos e evoluções”
- No seu computador, o menu estará à esquerda da tela
- No seu smartphone, o menu estará na parte inferior da tela
Encontre o cliente desejado – usando a barra de pesquisa ou navegando pela lista – clique nos três pontinhos ao lado do nome e selecione “Prontuário”.
3. Prontuário via “Agenda”
Acesse o menu e clique em “Agenda”
- No seu computador, o menu estará à esquerda da tela
- No seu smartphone, o menu estará na parte inferior da tela
Clique sobre um agendamento do cliente desejado. Em seguida, você terá duas opções:
- Clique no botão “Opções” e depois selecione “Ver prontuário”, ou
- Marque o agendamento como “Concluído” e então selecione a opção “Abrir prontuário” que aparecerá na parte inferior da tela
4. Inicie o registro da evolução
Na página do prontuário, você terá acesso ao histórico completo do cliente: evoluções, avaliações e questionários.
Clique em “Adicionar” e, em seguida, selecione “Evolução”. Uma janela será aberta para você escrever a nova evolução.
5. Escreva e formate o conteúdo
Digite o texto da evolução diretamente no campo indicado. Você pode usar recursos de formatação como:
- Negrito, itálico, sublinhado
- Tópicos, enumeração e marcações
- Cópia da última evolução (ideal para condutas mantidas que podem ser ajustadas conforme necessário)
Também é possível anexar arquivos (máximo de 500 mb por arquivo), como imagens, vídeos e documentos em diversos formatos. Para isso, clique no ícone de clipe de papel.
📝 Dica prática: Uma boa evolução inclui: a descrição do estado atual do cliente, o que foi feito durante o atendimento e qualquer intercorrência relevante
6. Configure data e horário do atendimento
Você pode ajustar a data e o horário referentes ao atendimento registrado. Basta clicar em “Editar” no topo da janela da evolução.
- Se você configurar manualmente, a evolução será salva com a data/hora do atendimento.
- Se não configurar, ela ficará registrada com o horário atual da criação.
7. Finalize o registro
Clique em “Registrar evolução”. Uma mensagem informará que o conteúdo poderá ser editado até a meia-noite do mesmo dia. Depois disso, qualquer nova informação deve ser registrada como uma nova evolução.
Se ainda quiser revisar, clique em “Continuar editando”. Caso contrário, confirme em “Registrar evolução” e pronto: a evolução ficará salva no prontuário do cliente, disponível sempre que você precisar consultar.
8. Evolução em tempo real
Outra opção possível para acessar o campo de evolução é através da agenda, ao marcar o atendimento com opção “Iniciar atendimento”:
Acesse a agenda e selecione o agendamento desejado. Quando você – ou sua secretária – clicar na opção “Confirmar paciente/aluno” ou mudar o status para “Aguardando” aparecerá a opção “Iniciar atendimento” e ao clicar nesta opção a janela de evolução se abrirá automaticamente!
9. Evoluções pendentes
Se você começar uma evolução e não conseguir concluir é possível deixar uma ou mais evoluções abertas na plataforma – assim você pode retomar quando tiver mais tempo! As evoluções pendentes ficam sinalizadas por um balão com o número de evoluções que estão pendentes, no canto inferior direito da tela.
✅ Benefícios práticos para sua rotina clínica
✔️ Registro completo de cada atendimento: mantenha o histórico sempre atualizado
✔️ Agilidade com modelos prontos e textos reutilizáveis
✔️ Segurança e organização: tudo centralizado no prontuário digital
✔️ Anexos e arquivos diretamente ligados à evolução do cliente
✔️ Controle de datas e horários para relatórios e auditorias
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