Passo a passo para criar avaliações e questionários personalizados

Computador:

Celular:

1. Acesse o menu de avaliações e questionários

Após fazer login na sua conta, clique em “Avaliações e questionários” 

  • No seu computador, o menu estará à esquerda da tela
  • No seu smartphone, o menu estará na parte inferior da tela, clique no último botão do menu e depois clique em “Avaliações e questionários”

2. Crie um novo modelo

Nesta tela você verá o histórico completo de avaliações e questionários que já foram respondidos por seus clientes. 

Para criar um novo modelo personalizado use o botão “Criar modelo”

  • No seu computador, o botão estará no canto superior direito da tela
  • No seu smartphone use o botão de “+” do lado direito da tela

Em seguida, selecione a opção “Criar do zero”.

3. Estruture as perguntas e seções do modelo

Agora você está no editor de modelos, onde pode personalizar sua avaliação ou questionário com os campos que quiser.

Comece com um título:

  • Dê um nome ao modelo que identifique sua finalidade (ex: “Avaliação Inicial de Joelho”)
  • Opcionalmente, adicione uma descrição para contextualizar o uso do modelo

Adicione perguntas, títulos e seções

  • No seu computador, o menu fica do lado direito da tela
  • No seu smartphone, o menu fica na parte inferior da tela

4. Personalize cada pergunta

Depois de adicionar a pergunta, configure:

  • Tipo de resposta: texto livre, múltipla escolha, lista suspensa, escala linear, escala numérica, grade de seleção, data, horário ou mapa de dor.
  • Texto da pergunta
  • Opções de resposta, se o tipo exigir
  • Torne a pergunta obrigatória, se necessário (ícone de engrenagem)
  • Duplicar ou excluir a pergunta, conforme sua necessidade

🧠 Exemplo prático: Escolha a opção de resposta “Múltipla escolha” para coletar respostas dentre um grupo de opções. Para permitir que o cliente escolha mais de uma opção clique na engrenagem (⚙️) e habilite a opção “Permitir selecionar mais de uma opção por linha”.

5. Crie e configure seções

As seções ajudam a organizar seu modelo em blocos temáticos (ex: histórico clínico, avaliação funcional, sintomas atuais).

  • Edite o título da seção
  • Adicione uma descrição (opcional)
  • Defina a ação após a seção: ir para a seção seguinte, escolher próxima seção, ou encerrar a avaliação
  • Você pode duplicar, mesclar ou excluir seções também

6. Reorganize tudo como quiser

Arraste e solte as perguntas ou seções para reorganizar a ordem conforme sua preferência. Para isso clique na parte superior do card do item que você deseja reordenar, arraste e solte na posição desejada.

👀 Dica: Clique em “Ver prévia” no canto superior direito para testar o modelo como seu cliente verá. Caso precise fazer alguma alteração, clique em “Sair da prévia” e retome as edições.

7. Salve seu modelo

Depois de revisar tudo, clique em “Salvar perguntas”.

Você poderá escolher como deseja salvar o modelo:

  • Avaliação: ideal para aplicar em atendimentos clínicos. As respostas ficam registradas como avaliação no prontuário.
  • Questionário: ideal para coletar dados complementares. As respostas ficam salvas como questionário no prontuário

Finalize clicando em Salvar. Seus modelos ficarão salvos e podem ser visualizados na aba “Modelos”.

Benefícios práticos em suas avaliações

✔️ Organização de informações clínicas: todas as respostas ficam salvas no prontuário do cliente

✔️ Padronização de atendimento: use o mesmo modelo com vários clientes, mantendo consistência nas coletas

✔️ Agilidade na coleta de dados: seus modelos prontos facilitam o dia a dia e economizam tempo.

✔️ Personalização de acordo com sua área: crie modelos específicos para sua especialidade e estilo de atendimento.

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